NORMAS
GERAIS PARA O ALUNO
São
direitos do aluno:
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Usufruir dos benefícios que a escolha lhe proporciona no ano/ciclo em que estiver matriculado, assegurando-lhe a possibilidade de desenvolver suas potencialidades;
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Ser respeitado pelos colegas, professores e funcionários;
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Fazer perguntas que julgar conveniente para seu melhor esclarecimento, com educação e evitando interromper as atividades do grupo ou tumultuar a aula;
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Ser ouvido em suas reivindicações ou sugestões por quem de direito e, se for problema da classe, que haja consenso;
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Ser alertado e orientado antes e durante a aplicação de alguma medida disciplinar.
São
deveres do aluno:
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Em seu relacionamento, tratar com respeito os membros da comunidade da escola e que sua conduta seja compatível com a disciplina e o bem-estar geral;
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Colaborar com todas as ações pedagógicas da escola incluindo solenidades e festas escolares;
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Atender às normas de horário e outros procedimentos organizacionais estabelecidos pela escola;
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Colaborar na conservação do prédio, mobiliário escolar e todo material de uso coletivo, bem como colaborar na manutenção da limpeza em todas as dependências da escola;
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Quando produzir danos materiais ao estabelecimento, o (s) responsável (eis) deverá (ão) indenizar os prejuízos, independente da medida disciplinar que for aplicada ao aluno;
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Comparecer pontual e assiduamente a todas as aulas e às demais atividades que lhe forem atribuídas e executá-las no prazo determinado pelos professores;
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Atender aos sinais para início das aulas. Não sair para os corredores na troca de professor;
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Ocupar-se estritamente com atividades da aula em curso;
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Apresentar-se às aulas devidamente uniformizados de acordo com o (s) modelo (s) e cores estipuladas pela escola;
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Sua saída de sala de aula só poderá acontecer com o consentimento do professor;
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Será considerado atrasado o aluno que, após o sinal, não estiver dentro da sala de aula ou local de realização da atividade, de acordo com o horário;
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Para o horário da manhã, não será permitido ao aluno entrar em sala de aula após as 07h45min e, à tarde, após as 13h45min, devendo este ser encaminhado ao parecer da coordenação.
É
VEDADO AO ALUNO
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Trazer, para a escola, material que represente risco para a saúde, segurança ou integridade física e moral sua ou de qualquer outra pessoa;
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Promover festa dentro da escola sem autorização da direção;
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Fumar ou fazer uso de bebida alcoólica nas dependências e mediações da escola;
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Comer ou beber em sala de aula;
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Trazer objetos de valor, jóias e grandes quantidades em dinheiro, pois a administração não se responsabilizará ou indenizará por perda ou desaparecimento;
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Utilizar aparelho de celular, bip e outros durante o horário escolar. Os mesmos deverão permanecer desligados até o término das aulas.
MEDIDAS
DISCIPLINARES
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ADVERTÊNCIA VERBAL
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ADVERTÊNCIA ESCRITA
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Exceder limite de atraso permitido;
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Apresentar atitude de indisciplina que perturbe o bom andamento da aula e atividades;
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Comparecer pela terceira vez indevidamente uniformizado;
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Ocupar-se com outras atividades durante a aula;
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Desrespeitar o colega;
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Desrespeitar professor e funcionário;
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Apresentar atitudes de indisciplina não mencionadas acima.
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SUSPENSÃO
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Receber terceira advertência escrita;
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Desacatar e desrespeitar o professor;
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Participar de brigas e/ou algazarra em qualquer dependência da escola e/ou nas imediações da mesma;
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Causar danos materiais à escola por motivos de indisciplina;
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Falsificação da assinatura do responsável pelo aluno, professor e/ou funcionário ou alterar documentos;
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“Matar” aula;
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Fumar ou ingerir bebida alcoólica nas dependências e/ou imediações da escola;
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Apresentar caso grave de indisciplina não apresentado acima.
IMPORTANTE
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O aluno suspenso não poderá participar de qualquer atividade escolar no período do afastamento.
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TERMO DE COMPROMISSO
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TRANFERÊNCIA
OBSERVAÇÕES:
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Caberá à diretoria da escola, ouvindo, se necessário, professores e outros profissionais da educação do estabelecimento, aplicar as medidas previstas nos itens I, II, III e IV e casos omissos nestas formas. No caso do item V, a medida disciplinar será tomada ouvindo o Conselho de Classe;
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Toda medida disciplinar aplicada será registrada e comunicada aos responsáveis através de formulário oficial da escola, devendo ser assinado e devolvido pelos mesmos.
DISPENSA
DE AULA
Todos os pedidos de dispensa
deverão ser feitos pelo responsável por escrito ou pessoalmente.
Não serão aceitos pedidos feitos por telefone, fax ou e-mail.
PERMANÊNCIA
DE ALUNOS NA ESCOLA
O espaço físico da escola
permite a circulação de alunos somente no período correspondente
ao das aulas (manhã ou tarde).
O aluno que, eventualmente,
frequentar a escola fora do período de aulas para a realização de
trabalhos ou atividades extraclasse, deve ter autorização da mesma.
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